Alta Floresta (MT), 18 de outubro de 2017 - 17:14

Últimas

11/08/2017 07:47 24 Horas News

Presidente Temer e Maggi inauguram Usina de etanol em MT nesta sexta

O Ministério de Minas e Energia liberou a FS Bioenergia, em Lucas do Rio Verde (MT), para início da operação em teste de geração de eletricidade via cogeração, de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (11), a FS Bioenergia é uma junção entre as empresas Fiagril e Summit Agricultural Group e fabricará etanol exclusivamente a partir de milho, em um Estado que é líder nacional na produção do grão. A eletricidade é gerada com subprodutos do cereal.

Conforme a companhia, em plena atividade serão produzidos anualmente aproximadamente 210 milhões de litros de etanol, com exportação de eletricidade para o Sistema Nacional de 60 mil megawatts.

A liberação, também válida a partir desta quinta-feira, partiu da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e envolve a unidade geradora UG1, de 18 mil kilowatts.

Confira o despacho no Diário Oficial da União.

Maggi e Temer presentes

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) acompanha o presidente Michel Temer, nesta sexta-feira (11), na abertura da colheita de algodão, em Lucas do Rio Verde (322 km de Cuiabá), às 08 horas da manhã, horário de MT. 

O Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de algodão em pluma e o Mato Grosso responde por cerca de 67% da produção nacional.

Em seguida, às 9 horas, o presidente e o ministro participam da inauguração da FS Bionergia, no município. A empresa foi criada para produzir etanol e coprodutos de milho.

Fábrica de Etanol

A 1ª fábrica de etanol de milho do Brasil, instalada em Mato Grosso, recebeu investimento total de quase meio bilhão de reais. O empreendimento será inaugurado oficialmente, com a presença do presidente, do ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi (PP) e de 9 governadores da Amazônia Legal, incluindo o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB).

Com capacidade para produzir inicialmente 240 milhões de litros de etanol por ano, a planta industrial foi construída no município mato-grossense de Lucas do Rio Verde, a 332 quilômetros ao Norte de Cuiabá. Outros produtos derivados do cereal que serão colocados no mercado pela empresa são o farelo e o óleo de milho. Por ano a nova fábrica poderá produzir até 186 mil toneladas de farelo – sendo 125 mil toneladas de farelo com alto teor de fibra e 61 mil toneladas de farelo com alto teor de proteína. A produção de óleo de milho está calculada em 7 mil toneladas.

O empreendimento que demandou R$ 450 milhões surgiu a partir da joint venture entre a brasileira Fiagril e a gestora americana Summit Agricultural Group, que resultou na F&S Bionergia.

Projetada para ser duplicada, a fábrica construída em Lucas do Rio Verde ocupa 38,911 mil metros quadrados de uma área total de 250 mil metros quadrados.

A F&S Bionergia não confirma se pretende expandir a produção de etanol de milho no Estado, mas o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, afirma que outras duas plantas industriais estão nos planos do conglomerado empresarial. “Ela começa a operar com o esmagamento de 500 mil toneladas de milho e prevê aumentar para um milhão de toneladas a partir do ano que vem”, afirma.

Na safra atual, a produção quase dobrou em Mato Grosso ao saltar de 15,271 milhões de toneladas no ciclo 2015/2016 para 27,699 milhões nesta temporada, com acréscimo de 12,428 milhões de toneladas ou 81,4%. 


Aplicativo divulgacao

Rádio Progresso AM 640

Av. Ludovico Da Riva Netto, 3274
Alta Floresta/MT - CEP 78580-000
Fone (66) 3521-3501 ou 3521-8188

comercial@radioprogresso640.com.br

jornalismo@radioprogresso640.com.br

Redes Sociais

Alta Floresta
Carregando...

? ºC

/

Proibida a reprodução de conteúdo sem citação da fonte.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo